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segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Os Desafios da Escola Ciclada


Criada pela Lei de Diretrizes e Base (LDB), Nº 9394/96 a escola ciclada foi implantada em vários estados do país, inclusive no estado de Mato Grosso, com o foco principal de promover a qualidade de ensino e, principalmente, combater a evasão escolar. A escola seriada sempre foi vista por parte dos profissionais da educação talvez como uma escola punitiva e incapaz de promover desenvolvimento humano, no entanto, considero que por parte da maioria gestores da educação no Brasil ela sempre foi tida como uma escola que onera muito a administração pública. Sobre o lema da promoção de uma educação inclusiva e de qualidade a escola ciclada foi implantada na rede básica de ensino de Mato Grosso, e pelas avaliações obtidas no cotidiano da nossa prática pedagógica não se tem observado avanços significativos no que se refere a melhoria na qualidade de ensino, os dados oficias (governo) apontam melhorias importantes no ensino fundamental, a julgar pela divulgação do crescimento do IDEB em Mato Grosso. Apesar de não ter um conhecimento aprofundado sobre as variáveis inclusas na avalição do IDEB, considero esse mecanismo, que se diga, foi implantado pelo Governo Federal, ineficiente pois, o mesmo, passou a avaliar quantitativamente, esquecendo da avaliação qualitativa. A escola ciclada da maneira que foi pensada e proposta em países desenvolvidos com outra realidade sócioeconômica é um projeto......

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